Cheiro de casa - Cheiro, Saudade, Primavera


Quando estivermos cansados, exaustos, irritados, consumidos...


Cheiro de Casa


Casa tem um cheiro que a gente não encontra em nenhum outro lugar.
Casa de telha; casa com plantas; casa com água de talha, de filtro; casa com goteira.
Em casa venta mais.
O Cheiro de Casa mora ‘na gente’. Cheiro de Casa vai longe onde quer que a gente vá. Fica guardado esperando o dia de encontrar casa e nosso Cheiro de Casa aflorar.
Tenho desejado tanto uma casa de telha para morar... Olha que nem lembro da minha casa quando era de telha. Mas, conheci outras tantas cheias delas... as plantas, os pássaros, cágados, macacos e cachorros; pé no chão, banho de mangueira, cabriola, capitão. Tudo é casa. Com parede molhada ou não.

Cheiro de Casa também tem música.
Caetano Veloso e Gal Costa.
Fim de tarde, sentada à mesa tinha a música da sopa.
Ave Maria de Schubert por Steve Wonder... me acalma todas as tardes só de lembrar-me o Cheiro de Minha Casa. Café com leite, pão, batata e margarina. Casa de Painho e Mainha. Rita, Rafa, Glorinha, Marcio, Fernando, Voinha.

Hoje, sozinha em minha casa, tão bem e feliz, tantos amigos de verdade; tantas verdades descobertas todos os dias; tantos nós desatados, laços amarrados...
Aqui, às vésperas de mais uma Primavera rodeada de doces lembranças não me esforço para conter as tímidas lágrimas que me beijam a face.
Saudade?
Vontade de uma casa com mais “gentes”?
Não procuro as respostas. Sinto.
Deixo que a noite corra, espero que o dia amanheça e amanhã... Ih! Já dizem há muito: “o futuro a Deus pertence”. Continuo, pois, a abrir os caminhos da minha vida contando que a Felicidade será minha companheira, até nos mais difíceis dias, nas noites mais solitárias. Sou eu: Lu, Feliz.

Nenhum comentário: